[Ayurveda] Ponto de partida: AGNI
- kalirilu
- 18 de mar. de 2021
- 2 min de leitura

Agni é uma palavra do Sânscrito, que significa FOGO.
Tudo no Ayurveda gira em torno do Agni, pois toda a sua vida depende disso - se não tem agni, não tem vida, e ter um agni desequilibrado é a fonte para todos os problemas.
O QUE É AGNI?
Agni é a energia disponível para processar tudo o que consumimos por meio de nossos cinco sentidos. É a capacidade de digestão física, assim como a de digerir a vida. Elas são inseparáveis.
O Agni é como o Sol do nosso microcosmo. No macrocosmo, no sistema solar, o Astro Rei transforma e gera energia e no microcosmo, em nosso corpo, o Agni é o centro de tudo, pois transforma tudo que é externo (alimentos, pensamentos, sentimentos e sensações) em nós (visão, cognição, emoções, tecidos corporais, energia vital).
O Agni varia de pessoa para pessoa, e em cada um de nós ele também varia de acordo com a hora do dia, os acontecimentos, a estação do ano, a fase da vida.

POR QUE CUIDAR DO AGNI É IMPORTANTE?
O equilíbrio dos doshas está diretamente relacionado à condição do agni.
A maioria das doenças se forma primeiro no trato digestivo. A má digestão gera toxinas metabólicas (ama) que podem ir se acumulando. Quando ama se acumula, eventualmente pode acabar se movendo e permeando os tecidos mais profundos do corpo causando doenças e desequilibrando os doshas.
Por isso é tão vital manter um agni ideal por meio de práticas de vida e alimentação equilibradas, pois isso garante uma base forte para uma boa saúde.

A CONDIÇÃO DO AGNI IMPACTA DIRETAMENTE O EQUILÍBRIO DO DOSHAS
Quando os doshas estão em equilíbrio, nos sentimos bem e experimentamos boa saúde, alegria e vitalidade. Por isso, prestar atenção ao seu agni é olhar com carinho para você, para seu corpo e para sua qualidade de vida.


Comments