[Receita] Kitchari, um clássico do Ayurveda
- kalirilu
- 19 de mar. de 2021
- 3 min de leitura

Kitchari é uma refeição do tipo ensopado preparada com arroz basmati e feijão mungo descascado (mung dal) e, opcionalmente, vegetais. Durante um detox, por exemplo, os vegetais apropriados fornecem textura, sabor e uma importante fonte de fibra. Caso você não encontre o feijão mungo descascado, pode usar o integral (com casca) que é vendido geralmente como feijão moyashi e é encontrado mais facilmente. É importante colocar o feijão moyashi de molho na véspera (ou ao menos 6 horas) para facilitar a digestão.

Mung dal (descascado) e feijão mungo (moyashi) integral, com casca
Kitchari é muito fácil de digerir, o que o torna um alimento maravilhoso para qualquer programa de detox. Ele permite que o sistema digestivo descanse, alocando energia extra para os processos naturais de desintoxicação do corpo.
As quantidades nesta receita fornecem um bom ponto de partida para o suprimento diário de kitchari, mas conforme você aprende suas preferências e hábitos, pode ajustar as quantidades para melhor atender às suas necessidades.
Ingredientes (serve 1 pessoa)
¼ xícara de arroz basmati
⅛ xícara de mung dal ou feijão moyashi (nesse caso, deixar de molho por no mínimo 6 horas)
2 colheres de sopa ghee
½ colher de chá de cúrcuma fresca ralada
½ colher de chá de gengibre fresco ralado
¼ colher de chá de sementes de cominho
¼ colher de chá de sementes de coentro
¼ colher de chá de sementes de funcho (erva-doce)
¼ colher de chá de sementes de mostarda marrom
1 pitada de assa-fétida
1/4 colher de chá de sal mineral natural
6 xícaras de água
⅔ xíc (120g) de vegetais de aumentativos e ⅓ xíc (60g) de vegetais extrativos de fácil digestão (veja a lista para escolher)
Como fazer
Se estiver usando feijão moyashi integral, deixar de molho de um dia para o outro (ou pelo menos 6 horas).
Escorra a água do molho e enxague. Misture o feijão com o arroz em uma tigela e enxágue bem ao menos duas vezes, ou até que a água escorra limpa. Reserve.
Em uma panela média, aqueça o ghee em fogo médio.
Adicione as sementes de mostarda, sementes de cominho e refogue por alguns minutos, até que as sementes de mostarda comecem a estourar.
Adicione a cúrcuma fresca e o gengibre fresco e refogue até sentir as fragrâncias. Acrescente o coentro, a erva-doce e a assa-fétida. Mexa brevemente, até ficar aromático.
Junte a mistura de arroz e feijão moyashi às especiarias, adicione o sal e refogue por alguns momentos, mexendo sempre, para que o ghee umedeça tudo muito bem.
Adicione toda a água e cozinhe em fogo alto até a fervura.
Quando o ensopado começar a ferver, reduza o fogo, tampe e deixe cozinhar.
Enquanto isso, corte os vegetais em pedaços pequenos. Na metade do processo de cozimento do kitchari, junte os vegetais e deixe o ensopado ferver.
Continue a cozinhar até que o arroz, o feijão moyashi e os vegetais estejam totalmente cozidos. Retire do fogo, deixe esfriar e sirva.
Observação: alguns vegetais, como batata-doce e abóbora, podem exigir mais tempo de cozimento e podem ser adicionados mais cedo, se necessário.
O ideal é que a consistência final seja a de um ensopado de vegetais, e não de uma sopa ou caldo. Evite colocar água demais e também mexer durante o cozimento pois isso pode fazer com que o ensopado fique espesso e com ingredientes pegajosos.
Você pode enfeitar o kitchari com sua escolha de coentro fresco, chutney de coentro e chutney de gergelim.
Aprecie com presença e tranquilidade!
Sobre os grãos: moer na hora ou antes?
Eu gosto de moer os grãos no momento que vou cozinhar. É terapêutico para mim. O processo de separar as especiarias, selecionar os grãos e preparar no pilão me permite desacelerar, respirar, sentir as diferentes fragrâncias … praticar a presença e estabelecer minhas intenções para que aquela refeição seja nutritiva para o meu corpo físico e também meu corpo sutil. Essa é a minha experiência. Caso você prefira já deixar tudo pronto com antecedência, você pode preparar sua masala de kitchari para quantas receitas quiser, seguindo a proporção abaixo para cada refeição:
½ colher de chá de sementes de cominho
½ colher de chá de sementes de coentro
½ colher de chá de sementes de funcho (erva-doce)
1 pitada de assa-fétida
A mostarda-marrom deve ser adicionada na hora (não triturar). Assim como a cúrcuma e gengibre, que por serem frescos, devem ser ralados na hora que for preparar sua refeição.
Comments