top of page

[Ayurveda] Identificação de combinações de alimentos incompatíveis

  • kalirilu
  • 7 de mar. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 18 de mar. de 2021


ree

Quero trazer agora a sua atenção para o que acontece depois que você faz a sua refeição. É comum lembrarmos das aulas de biologia, onde aprendemos sobre diversas reações químicas que acontecem dentro do nosso corpo envolvendo os alimentos que ingerimos. Mas saiba que aquilo que ingerimos não reagem apenas com a química do nosso corpo. Os alimentos também reagem uns com os outros, com os elementos de lugar, tempo, processo e assim por diante. Certas combinações de alimentos depositam toxinas ou ama nos tecidos se você os ingerir como hábito. Evitar misturas prejudiciais ajuda a manter a saúde e bem-estar.


Os textos antigos do Ayurveda identificam muitas combinações a serem evitadas. Se você está buscando implementar algumas mudanças visando melhorar a sua digestão e saúde como um todo, sugiro que considere observar a lista abaixo e implementar as mudarás pouco a pouco para poder avaliar seus efeitos.


Considere cada um dos seguintes aspectos:


✓ Local (desam): Evite alimentos que simulem a área, como arroz e biscoitos em terras áridas ou alimentos úmidos e doces em locais alagadiços.

✓ Tempo (kalam): Não coma alimentos frios e secos na estação fria, ou alimentos muito quentes no verão. Portanto, nada de sorvete ou salada no inverno!


✓ Fogo (agni): Evite alimentos pesados ​​se tiver baixa capacidade digestiva. Sua capacidade de digerir alimentos e convertê-los em tecido é inata, e também varia de acordo com seus desequilíbrios atuais. Certos indivíduos com uma estrutura muito leve não lidam bem com alimentos pesados.


✓ Dose (matra): Certas doses ou quantidades de misturas de alimentos devem ser evitadas. Por exemplo, não misture mel e ghee em quantidades iguais. Após a digestão, o mel aquece e o ghee resfria, de modo que funcionam em oposição um ao outro.


✓ Processo (samskara): A forma como os alimentos são produzidos tem um grande impacto sobre eles. Por exemplo, o arroz prensado é pesado e o arroz em flocos é leve. Seguindo essa lógica, biscoitos de arroz têm muito menos probabilidade de aumentar seu peso do que o arroz grudento no sushi.



ree


✓ Potência (virya): Evite as seguintes combinações de alimentos, que têm potências incompatíveis.

• O leite tem uma potência fria e o peixe tem uma potência quente, portanto, os diversos pratos de peixe com molho branco não é uma boa ideia porque o molho contém leite.

• Carne com mel, leite, grãos germinados, rabanete ou melaço.

• Carne de animais domésticos (ex: boi, carneiro, frango, porco) com carne de caça (ex: javali, codorna, pato, coelho).

• Leite com substâncias ácidas como cerejas ou com produtos que contenham fermento, carne, melão ou banana.

• Leite com vegetais ricos em ácido oxálico, como espinafre, rabanete, melão, tomate ou batata.

• Frutas com batata.

• Tâmaras com iogurte ou milho.

• Mel aquecido ou mel cozido, que cria uma massa insolúvel que bloqueia os srotas.

• Ovos com leite, limão, peixe, banana ou queijo.

• Manga com pepino ou queijo.

• Frutas nas refeições (exceto tâmaras secas).

• Limão com tomate, leite, queijo, iogurte ou pepino.

• Milho com passas, tâmaras ou bananas.



ree

✓ Canal alimentar (kostha): Certifique-se de não comer uma quantidade muito pequena de comida, o que leva à desnutrição. Da mesma forma, não coma demais; isso pode deixá-lo acima do peso e sujeito a uma infinidade de reclamações.


✓ Condição (avastha): Evite alimentos que aumentem algum desequilíbrio atual; por exemplo, você não quer um alimento que aumenta Vata quando tem fadiga excessiva em seu corpo, ou se tem uma constituição predominantemente Vata, se está em uma idade Vata ou em clima Vata, etc.


✓ Ordem (krama): Evite comer quando tiver vontade de usar o banheiro.


✓ Obrigatório (parichara): Não beba água quente depois de comer muito porco. A carne de porco aquece muito o seu sistema e a água quente pode criar muito calor.


✓ Obedecer (upachara): Evite consumir alimentos frios após comer ghee. Ambas as substâncias tem potência fria e, portanto, criarão ama em seu sistema.


✓ Cozinhar (paka): evite comer alimentos parcialmente cozidos, cozidos demais ou mesmo queimados, que têm maior probabilidade de formar ama e podem obstruir seu sistema.


✓ Combinações (samyoga): A lista anterior de potência mostra as combinações de alimentos a serem evitadas.


✓ Coração (hrd): Evite alimentos processados ​​insípidos e alimentos desagradáveis.


✓ Qualidade (Sampat): Não use substâncias de má qualidade, como alimentos velhos ou estragados.



✓ Regras (vidhi): Estas regras se aplicam a cozinhar e comer:

• Coma em um local tranquilo, se possível. Coma com atenção, concentrando-se realmente na comida, é importante para que você mastigue corretamente e estimule uma digestão adequada. Também é menos provável que você coma demais.

• Mantenha sua cozinha limpa e fresca. Tradicionalmente na Índia, a cozinha era usada apenas para cozinhar e era separada da residência principal. Não se entrava na cozinha vestindo roupas e sapatos usados ao ar livre.

• Não coma muita comida seca. Alimentos úmidos são considerados mais fáceis de digerir.

• Use utensílios de cozinha bem temperados de aço carbono, ferro fundido, barro, pedra, cerâmica e vidro. Evite panelas de alumínio e Teflon.


 
 
 

Comentários


whatsapp-logo-2-1.png
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

Feito com ❤ pela OutThinkers © 2020

bottom of page